Abordagem

Entendemos que a criação de valor nas empresas investidas dos fundos vai além do econômico. Buscamos deixar um impacto positivo em todas nossas operações, através da adoção dos Princípios para Investimentos Responsáveis.

Em 2013, iniciamos a integração das questões ambientais, sociais e de governança ao processo de investimento ao desenvolver a primeira versão do Manual de Sistema de Gestão Ambiental, Social e de Governança (ESGMS).

Utilizamos uma estratégia dinâmica, capaz de acomodar melhorias e mudanças, para a mitigação e monitoramento de impactos ESG.

ESG no processo de investimento

Originação

Excluir projetos de investimento listados nas Listas de Exclusão do IFC e IDBG. Verificar o nível de risco e os riscos específicos do setor investido.

Screening

Aplicação da Ferramenta de Categorização de Risco (FMO) para avaliar os riscos ESG e o nível de governança da empresa alvo.

Desenvolvimento

Definir as cláusulas como critério mínimo para cobrir os aspectos ESG da oportunidade de investimento.

Due Diligence

Capítulo específico e possível envolvimento de assessores especializados na apuração dos tópicos ESG. Comparação com requisitos mínimos e decisão go/no-go.

Execução

Cláusulas contratuais específicas nos documentos finais, incluindo metas (KPI’s) a serem acompanhadas na estrutura de governança.

Monitoramento

Verificação periódica dos KPI’s, direcionando a evolução.

Desenvolvimento

Transparência em relação aos principais eventos ESG e evolução das metas para viabilizar a continuidade da gestão ESG.